Imagina poder usar o Instagram para realizar um sonho de criar sua loja virtual e ganhar dinheiro por meio das redes sociais. Esse cenário pode tornar realidade com o Instagram Shopping. Essa ferramenta permite que você tenha a possibilidade de montar uma loja virtual com recursos ótimos para o aumento das vendas e atrair mais pessoas para seu Ecommerce

O Instagram Shopping é uma ferramenta disponibilizada pelo Instagram que possibilita a marcação de produtos. Funciona da mesma forma como marcar um amigo em uma foto, só que em uma nova aba, chamada “Comprar.”

Com este recurso, você torna mais simples o processo de compra dentro da rede social, aumentando as chances de as pessoas adquirirem suas peças.

Além disso, usando essa ferramenta você consegue divulgar os seus produtos de forma mais orgânica – sem necessidade de anúncios – e, se a sua postagem for relevante para os usuários, você tem a chance de aparecer no espaço “explorar” – um dos mais disputados para ganhar visibilidade.

Assim, alcançar outras pessoas e atrair para a sua loja virtual se tornou uma tarefa mais prática.

Antes, os únicos locais disponíveis para colocar link era ou na biografia ou nos stories, mas ambos tinham limitações: na biografia só aceita 1 link e, nos stories, é necessário ter 10 mil seguidores.

Portanto, a chegada do Instagram Shopping é uma verdadeira “mão na roda” para empreendedores que marcam presença na plataforma.

Benefícios do Instagram Shopping

Para quem usa o Instagram como um canal de venda, o Instagram Shopping é essencial para uma melhor experiência de compra e para facilitar todo o seu trabalho. Confira alguns benefícios imediatos:

  • Ao fazer a marcação do seu produto com todas as informações, o cliente que clicar no link será redirecionado direto para uma página com os detalhes do produto, além do site de compra.
  • Agiliza o processo e diminui as chances de desistência do cliente que não precisará sair do Instagram para comprar;
  • Diminui as limitações de expor os links dos produtos – antes, só era possível colocar um link na bio e no Instagram Stories a partir de 10 mil seguidores.

Se você é daqueles que sonha em abrir uma loja virtual, mas não sabe por onde começar, ter uma loja no Instagram é a forma mais rápida e econômica de ingressar no mercado Ecommerce.

Utilizar a função de Loja no Instagram é uma ótima oportunidade de conquistar novos clientes para sua empresa.  Como o aplicativo oferece diversas ferramentas criativas e interativas de postagem, a divulgação dos seus produtos podem trazer bons resultados de forma orgânica – ou seja, sem investir em anúncios.

Mas, antes de criar sua loja no Instagram, você precisa conhecer algumas regras da plataforma…

Regras para ativar a Loja no Instagram

Para você conseguir montar sua loja com sucesso e não ter nenhum transtorno futuramente, é necessário seguir algumas normas do aplicativo para.

As regras são:

  • Só produtos físicos podem ser vendidos na loja virtual;
  • Seguir todas aspolíticas da plataforma;
  • Fazer uma conta comercial no Instagram;
  • Associar essa conta do Instagram à Página do Facebook da sua loja;
  • Ter pelo menos 9 postagens para ativar a loja

Veja se você está seguindo de todas essas regras antes de tentar criar a sua loja virtual no Instagram, do contrário vai encontrar muitas barreiras no caminho e não conseguirá finalizar o processo.
Passo a Passo para criar sua Loja no Instagram

Em primeiro lugar, você deve ter uma conta comercial no Instagram e uma página no Facebook. Os produtos são cadastrados e aprovados no Facebook, para só depois chegaram no Instagram. Portanto, sem as duas plataformas, o sistema não vai funcionar.

Além disso, deve se certificar de que vende produtos autorizados. Na política do Instagram, alguns itens como álcool, produto para adultos, animais e outros não são autorizados.

Com tudo isso pronto, vamos começar a configurar a sua conta:

Integração do Instagram com o Facebook

  • Na página da sua loja no Facebook, clique em “configurações” no canto superior direito;
instagram-shopping-passo-a-passo-1-1024x683
  • No canto inferior esquerdo, clique em “Instagram”;
  • Onde está escrito “Adicione sua conta no Instagram para começar”, do lado direito, clique em “entrar”;
  • Coloque seu nome de usuário ou email e a sua senha do Instagram.

Após oferecer o seu email, telefone e um endereço, seu perfil será oficialmente profissional, associando a página do Facebook com a do Instagram.

Depois disso, o passo a passo da criação de Loja no Instagram passa por duas etapas: a primeira é no Facebook, que faz parte do mesmo grupo e é onde vai fazer o cadastro dos seus produtos; a segunda é no próprio aplicativo do Instagram.
Fase 1: Cadastro de Produto no Facebook

Para validar a sua loja virtual, você precisa cadastrar os produtos na página da sua loja no Facebook. É lá que irá colocar todas as informações do produto, foto e link de compra. Isso pode ser feito de duas formas:

1. Catálogo pela página do Facebook

Abra a sua Página do Facebook, clique em “Configurações”.

Em seguida, vá em “Modelos e Guias” e verifique se está no modelo de compras. Confirmando isso, você deve clicar em “Loja” e, depois, ativar a guia.

2

Assim que você fizer isso, clique em “salvar” para aparecer o seu link da loja. A primeira vez que você for abrir este link, a página vai solicitar a configuração das informações da sua loja.

Após a configuração, aperte “ok”.

Aparecerá outra página com o botão “Adicionar Produto”. Nesse espaço, você vai cadastrar o seu produto, colocando a foto, nome, preço, URL de compra e todos os detalhes essenciais para que o cliente não tenha dúvidas.

Importante: caso você ainda não tenha um site para sua loja virtual, não se preocupe. Você pode incluir o link do checkout do seu meio de pagamento. 

Informe também a condição do seu produto – para o cliente saber se é um produto novo, muito usado ou pouco usado.

Agora é só salvar e o cadastro estará pronto.

Antes de ficar exposto para a venda, o seu produto vai passar por um processo de aprovação que pode levar até 2 dias , embora, no geral, seja aprovado em algumas horas.

Assim que for aprovado, o Facebook irá te informar.

2. Catálogo pelo Gerenciador de Negócios

Existe essa outra forma de cadastrar o seu produto no Facebook. Por mais que não seja uma forma tão simples quanto a anterior, ela reduz os problemas que podem surgir pela frente.

Crie uma conta no Gerenciador de Negócios utilizando sua própria conta no Facebook para conseguir fazer este modelo de catálogo de produto.

Assim que fizer o registro, é só seguir os passos:

  • Na aba principal do Gerenciador de Negócios, clique em “Catálogos”; Vai abrir para você a aba de Gerenciador de Catálogos. Clique em “Criar Catálogo”, no canto direito da tela;
  • Selecione a opção de Comércio Eletrônico;
  • Caso a sua plataforma seja a mesma que faz parceria com o Facebook (Shopify, Opencart, 3dcart, Big Commerce…) basta selecionar e transferir os dados. Do contrário, precisará fazer o cadastro manual.

Se o cadastro for manual, siga esses passos:

  • Coloque o nome do seu catálogo;
  • Clique em “criar novo catálogo”;
3
  • Coloque o nome do seu catálogo;
  • Clique em “criar novo catálogo”;
  • Clique em “Casos de Uso”, à esquerda da tela, e, depois, na opção Loja do Instagram;
  • Clique em “Compras no Instagram”;
  • Adicione os seus produtos com todos as informações necessárias (o processo é o mesmo do que fizemos no catálogo direto pela página);
  • Clique em “Adicionar Produto” e, se não for cadastrar mais nenhum produto, em “Concluir”;
  •  Depois, volte à aba “Casos de Uso” e conecte o seu catálogo com o perfil comercial do Instagram.

Com todas as etapas concluídas, você terá um catálogo com os seus produtos pronto.

Agora, é preciso aguardar a aprovação dos produtos. Uma vez que eles forem aprovados, você pode ir para a segunda fase, que é a ativação do Instagram Shopping (a sua loja no Instagram).

Fase 2: Ativação no Instagram

O processo de ativação do catálogo no Instagram é bem simples e rápido, pois os seus produtos já foram aprovados no Facebook. Siga o passo a passo:

  • Clique em “Configurações”;
  • Selecione “Empresa” e, logo em seguida, “Compras”;
  • A partir daí, vai aparecer uma página com o seu catálogo. Basta selecioná-lo;
  • Volte para o seu perfil, selecione a foto do produto que quer marcar;
  • Clique nos 3 pontinhos no canto da foto;
  • Clique em “Editar” ;
  • Clique no botão “+” no canto esquerdo;
  • Em seguida, clique na opção “Marcar Produtos”;
  • Selecione o produto correto e, por fim, clique em concluir.

Pronto!

Seu produto está marcado e a sua loja está utilizando os recursos do Instagram Shopping. Agora, você terá o dobro do potencial de vendas que a plataforma oferece aos vendedores, aumentando as chances de atrair mais clientes com um processo simples e fácil de fazer. Escolha para adicionar manualmente.

Matéria original: Ecommerce na Prática


Notícias / Sala de imprensa , Por: CNDL Brasil | Publicado em: 09/04/2020 13:04:12

× Como posso te ajudar?