Milhares de brasileiros estão recebendo os benefícios do auxílio emergencial ou do saque emergencial do FGTS. Porém, as datas de liberação do dinheiro em conta e de saque são diferentes. E para que estes não precisem esperar a data de Saque para conseguir usar o dinheiro depositado na poupança digital da Caixa, a partir do calendário de uso digital já é possível pagar contas, comprar com o cartão de débito virtual em lojas virtuais ou, mais recentemente, pagar em estabelecimentos físicos usando o QR Code usando o aplicativo Caixa Tem. 

Porém, muitos beneficiários e estabelecimentos tem dúvidas sobre como fazer e receber pagamentos pelo aplicativo.

Confira algumas informações para te auxiliar neste processo:

  • O que é QR Code?

QR Code – uma espécie de código de barras que permite finalizar uma compra usando o telefone, sem a necessidade de passar o cartão na máquina ou usar dinheiro. A imagem do QR Code aparece na maquininha do cartão e você usa a câmera do celular para ler esse código e confirmar a compra dentro do app do seu banco.

O objetivo do pagamento por QR Code pelo aplicativo Caixa Tem é diminuir a necessidade de sacar, em espécie, o valor do auxílio emergencial para usá-lo em compras presenciais. Afinal, existe um calendário de saque a ser seguido.

  • Qualquer estabelecimento pode receber por QR Code?

Segundo a Caixa Econômica, mais de 3 milhões de estabelecimentos no Brasil estão habilitados a receber o pagamento por QR Code – supermercados, farmácias, comércio, entre outros tipos. É necessário somente que ele tenha uma maquininha de cartão de crédito com suporte para o QR Code.

  • Como receber pagamento por QR Code pelo aplicativo Caixa Tem?

Os pagamentos por QR Code funcionam em estabelecimentos físicos que possuem maquininhas habilitadas para receber pagamentos via QR Code. O cliente devera usar o smartphone e o aplicativo Caixa Tem. Confira como:

  1. O cliente deverá acessar a conta dele no aplicativo Caixa Tem;
  2. digite, na sua maquininha, o valor da transação e confirmar;
  3. na forma de pagamento, selecione a opção QR Code e confirme! o QR Code será gerado;
  4. o cliente deverá, então, clicar na opção “Pagar na Maquinha” no aplicativo Caixa Tem;
  5. o aplicativo abrirá automaticamente a câmera do celular e o cliente devera aponta-lá para o QR Code na maquininha;
  6. o valor da transação e o nome da empresa aparecerão na tela do cliente;
  7. após checar todos os dados, ele deverá confirmar a compra.

Pronto! A transação foi realizada.

Vale lembrar que esse pagamento por QR Code usa o saldo de sua poupança digital cadastrada no aplicativo Caixa Tem, onde é feito o pagamento do auxílio emergencial.

Fonte: Caixa, Nubank e FCDL Minas

× Como posso te ajudar?