Embora no Brasil a maioria das lojas realizem promoções de Black Friday ao longo de todo o mês de novembro, uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) revelou que 80% dos mineiros vão efetuar suas compras somente no dia 29/11, na data exata, quando acreditam que haverá maiores descontos.
“De modo geral, o consumidor tende a pesquisar e acompanhar a variação dos preços de seus produtos de interesse ao longo de todo o mês, na expectativa de alcançar o maior desconto possível. E alguns lojistas realmente fazem promoções maiores no dia exato da Black Friday. Portanto, para os menos ansiosos, aguardar pode ser uma boa estratégia”, analisa o economista da FCDL Minas, Vinícius Carlos Silva.
Ainda de acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados vão optar pelas compras nas lojas online, enquanto 46% preferem as lojas físicas.
“A praticidade e a possibilidade de comparar preços em poucos cliques são diferenciais que tornam as compras online atrativas. Por outro lado, vemos que uma boa parcela de consumidores também não abre mão de ver de perto os produtos e de receber o atendimento físico”, explica Vinícius Silva.
Os dados revelam, ainda, que dentre os setores que figuram no ranking das preferências dos consumidores, destacam-se os Eletrônicos e Eletrodomésticos (25,1%), seguido por Vestuário e Calçados (24,7%), Supermercado e Hipermercado (11,6%), Cosméticos e Perfumaria (11,2%) e Móveis (7,7%).
Já sobre os meios de pagamento, o cartão de crédito parcelado é a preferência de 52% dos entrevistados, seguido por cartão de crédito à vista e PIX, com 16% cada. Cartão de débito aparece na sequência, com 13% e, por fim, o dinheiro somando apenas 3%.
Segundo o economista da FCDL-MG, a Black Friday é um período de oportunidades. “Além da possibilidade de encontrar promoções e preços atrativos em itens que estão em sua lista de desejos, o consumidor tem um incentivo a mais em novembro com o pagamento da 1ª parcela do 13º salário, que deve injetar R$ 16 bilhões na economia do estado”, ressalta.
Natal
Tendo em vista a proximidade da Black Friday com o Natal, o levantamento procurou saber se os mineiros pretendem antecipar suas compras. A maioria (36%) disse que as compras de Natal ficarão para a última hora, enquanto 32% querem mesmo aproveitar a Black Friday. Outros 32% preferem comprar na primeira semana de dezembro, arriscando num possível “rescaldo” da Black Friday.
Na opinião do presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, frente a todos esses dados, cabe aos lojistas aproveitar o momento. “A Black Friday traz oportunidades de vendas, de testar produtos e de se preparar para a melhor data comercial do ano, que é o Natal. O que vale é ser criativo, colocando em prática ações que atraiam o consumidor por meio de descontos, temáticas diferenciadas, atendimento customizado e novidades”, enfatiza.
Fonte: FCDL-MG