Em protesto contra alta carga tributária, lojistas vão comercializar produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Descontos podem chegar a 70%

Você sabe a porcentagem de imposto que paga quando compra um celular? E quando abastece o carro? E ao comer um hambúrguer no sábado à noite?  Cada item tem um valor diferente, mas a verdade é que no Brasil a tributação é uma das mais altas do mundo. Com o intuito de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária paga no país, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Betim (CDL Betim) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Betim (CDL Jovem Betim) promovem no dia 27 de maio o Dia Livre de Impostos.

A ideia da ação é materializar como os impostos representam grande parte do preço dos produtos, por isso, no Dia Livre de Impostos, os lojistas participantes vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.

Nilcio Amaral Júnior, Presidente da CDL Jovem Betim, destaca que o brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos, num ranking de 30 países o Brasil é o 14º PAÍS que mais arrecada impostos, mas está em último como o país que melhor retorna o dinheiro para a população.

O Dia Livre de Impostos é sua oportunidade de manifestar a insatisfação com a tributação abusiva, falta de retorno adequado aos impostos que limita o poder de consumo da população e nos mostra a falta de infraestrutura em nosso país.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. Em 2020, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal com a colaboração de mais de 9 mil varejistas.

Para saber as empresas que aderiram ao DLI, basta acessar a página www.dialivredeimpostos.com.br

CDL Jovem – A CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem) integra o Sistema CNDL e tem como objetivo desenvolver jovens lideranças que empreendem no varejo. A CDL Jovem promove fóruns de discussões nos municípios onde há CDLs, além de integrar ideias, conceitos e experiências a partir de reuniões, palestras, seminários e eventos. Está presente em 19 Estados, no DF e em 100 cidades.