Em março e abril, início da pandemia no Brasil, 1,1 milhão de vagas com carteira assinada foram fechadas. Somado os empregos formais com os informais, a taxa de desemprego chegou ao recorde de 12,6%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “Muitos desses brasileiros que ficaram desempregados enxergam no empreendedorismo o caminha para se reerguer. Todavia, não analisam o momento da vida que estão, se estão com equilíbrio emocional para aguentar esse período pouco previsível”, explica Thaís Kurita, advogada especializada em franchising da Novoa Prado advogados.

“Quantos estão dispostos a analisar bem o negócio/franquia antes de investir o aporte que tem. É preciso uma análise interna, antes de investir em um negócio próprio ou em um modelo de franquia”, diz Kurita, que lembra que de 55 países analisados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgado em 2020 com dados de 2019, o Brasil está entre os dez primeiros países onde a falta de emprego é o que impulsiona o brasileiro a empreender.

Somado o medo em decorrência de um momento nunca vivido pela população, em decorrência da pandemia, o desemprego a números recordes, e a necessidade de empreender por sobrevivência, Adriel Braga, Gerente de expansão do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), e Thaís Kurita listaram cinco dicas para não cair em armadilhas no investimento do seu negócio/franquia nesta pandemia. Confira!

1 – Se atente a COF (Nova Lei de Franquia de Março de 2020)
Caso você opte por investir em um modelo de franquia, pesquise o segmento que deseja investir e leia todas as COFs (Circular de Ofertas) de cada franquia. A nova lei de franquia traz mais transparência a dados que outrora ficavam apenas no contrato. Como multas, contatos de franqueados existentes e que já saíram do modelo de negócio, qual o valor do aporte necessário, projeções de faturamento, e etc. Leia, fale com franqueados, e analise bem várias opções antes de optar por uma franquia. Aconselha Thaís Kurita, advogada da Novoa Prado especializada em franchising.

2 – Analise o suporte da franqueadora e/ou estude bem como operar um negócio caso não opte por franquia
O modelo de franquias já foi testado e aprovado em outras crises políticas/econômicas no país, mas ainda assim é importante analisar desde o estudo do ponto até o treinamento e deveres de casa do novo franqueado. Pesquisar qual suporte o empresário terá durante e após a compra da franquia é essencial para o sucesso do negócio, esclarece Adriel Braga, Gerente de expansão do CEBRAC, que oferece uma verdadeira universidade para treinar novos franqueados e colaboradores.

3 – Respeite o seu emocional
Esse conselho parece óbvio, mas é muito comum candidatos a franqueados se preocupam com o aspecto legal e não com o seu mental. Isso porque na circular de oferta há dados importantes como a operação da franquia. “É necessário, por exemplo, trabalhar aos finais de semana, uma carga horária exigida para o negócio operar bem”, diz Thais Kurita. “Por isso é importante que o candidato avalie a sua vida. Ele está em uma fase que pode se dedicar 100% ao negócio? Tem equilíbrio para abrir um negócio no meio da pandemia? Esses são aspectos essenciais a serem avaliados antes de investir as suas economias em um negócio”, diz Thaís Kurita.

4 – Pondere se está disposto a mudar de cidade
Há muitos candidatos a franqueados que na ânsia de ter um negócio lucrativo acreditam que lidam bem com o fato de mudar de estado e/ou região. Há muitas praças no interior com potencial para crescimento e perspectiva de qualidade de vida e lucratividade, porém somado a esses aspectos positivos vêm o ônus do início de qualquer negócio. Que são: a dedicação full time ao negócio, ficar longe de amigos e familiares, e etc. O candidato deve ponderar se tem estrutura emocional para esta fase. Os ganhos surgem e não demoram a surgir dependendo da franquia. A margem de lucro pode chegar a 25% do faturamento bruto, algo perto dos R$ 40 mil mensais, dependendo da praça. Logo, analisar o momento da vida atual, se compensa investir em mais de um negócio para se manter na cidade de origem ou mudar de local é importante para o sucesso do empreendedor.

5 – Fuja da promessa de lucros imediatos
Seja no mundo do franchising ou fora dele não acredite em milagres. O valor do aporte que você fará no negócio será proporcional ao projetado para o lucro. Logo, distribua bem os recursos financeiros que possui e não coloque todos no mesmo negócio. “Lembre-se da reserva de emergência e do conselho tão antigo dos nossos avós: não coloque todos os ovos na mesma cesta. A ordem é diversificar”. Finaliza Kurita, advogada especializada em franchising.

Fonte: Varejo S.A.