Os principais segredos para ampliar as vendas no Natal e Black Friday

Chegou o fim de ano e com eles duas datas aguardadas pelo comércio e pelos consumidores: a Black Friday e o Natal. A primeira está entrando no gosto dos brasileiros em compras online. O segundo, é a principal data para o varejo. O que leva as estratégias sobre como vender no Natal e Black Friday.

Neste artigo, vamos falar sobre as principais oportunidades para os lojistas aproveitarem e acertarem em cheio para conquistar a preferência e fidelizarem clientes.

A Black Friday no Brasil

A data surgiu no século XX, nos Estados Unidos, a ser celebrada na quarta sexta-feira de novembro. No Brasil, chegou ao gosto popular a partir de 2010. A data promete preços baixos, promoções e queima de estoque em diversas lojas e segmentos pelo país. Assim, ganhou o apelo comercial online, que encontrou a oportunidade de vender mais durante a data e ser, também, uma abertura para as compras natalinas.

No entanto, a ação não é realizada apenas no varejo tradicional físico e online, mas também serviços em geral. Nestes casos, descontos em inscrições e assinaturas ou pagamento de serviços podem também ter um desconto de Black Friday.

Com o passar dos anos e edições de Black Friday, os consumidores estão cada vez mais atentos em relação às promoções e ações realizadas pelas lojas.

Uma pesquisa realizada pela FCDL-MG indicou que 61% dos consumidores mineiros pretendem aumentar o seu consumo na Black Friday em relação a edições anteriores. O levantamento também aponta que 80% vão esperar o dia exato da Black Friday para adquirir produtos.

O Natal no Brasil

O Natal é a principal data de vendas para o varejo. É o grande apelo emocional do comércio no Brasil, movimentando milhões em presentes de amigo oculto, para amigos, para familiares e no trabalho. É um momento de reunião, de encontros e de viagens com aqueles que amamos.

No comércio eletrônico, em shoppings ou lojas, o varejo vê a grande oportunidade para a realização de promoções, descontos e as famosas campanhas de natal, que criam luz e encantam todas as gerações de consumidores no país.

A data ganhou ainda mais força com a chegada dos descontos da Black Friday, que criou essa possibilidade de comprar antecipadamente os presentes de natal durante os descontos da Black. Dessa forma, intensificou as compras e criou um cenário favorável para lojistas e para consumidores.

Dicas para vender no Natal e Black Friday

Vitrine

O Natal é emoção, luzes e companhia. O apelo emocional é criado por esses sentidos sensoriais que levam os consumidores a se encantarem pelas marcas e produtos e, no fim, efetivarem a aquisição. 

Ou seja, investir em uma boa ambientação e decoração para os clientes é sempre uma necessidade. Busque inspirações, entenda o seu público alvo

Lembre-se que além dos baixos preços, uma experiência favorável durante todo o processo de compra também é indispensável para conquistar o cliente. Falaremos sobre isso nos próximos tópicos.

Comportamento consumidor 

Independente da ação que deseja realizar, coloque no planejamento a forma como conhece o seu público alvo. Necessidades, o que desejam, como entendem a marca e o que pensam sobre assuntos diversos. Essas informações complementam 

Além disso, entender os principais gostos, o que preferem adquirir, formas de pagamento e a modalidade de compra (online/física).

Referências no mercado

Uma boa maneira de se inspirar é procurar por negócios semelhantes no mercado. Grandes marcas são sempre uma fonte de referência. Entenda como elas se comportam nessas datas comemorativas e comerciais.

Confira as redes sociais, sites, decorações em lojas físicas e o que entregam de valor para o público e clientes.

Inovação

online é o grande diferencial da Black Friday, com descontos e oportunidades em produtos e serviços. No entanto, o Natal também pode ser uma data para explorar e inovar no digital.

Neste sentido, as estratégias podem contar a utilização de sites e redes sociais, construindo uma experiência entre canais para a consolidação da marca.

Já parou para pensar que é fundamental contar histórias, benefícios e conquistar a atenção de novos clientes e não somente focar em vender um produto?

Cashback

Um dos queridinhos recentes dos brasileiros, o Cashback é um programa de recompensa que devolve o dinheiro em compras futuras. Incentiva possíveis clientes a conhecerem sua loja e fidelizar aqueles que já são clientes.

Uma pesquisa realizada pela MindMiners destaca que 60% dos consumidores se entusiasmam quando recebem cupons ou benefícios para comprar em uma loja. A estratégia vem se consolidando e já conquista 49% dos entrevistados, que optam por lojas que disponibilizam os serviços.