Chegou o fim de ano e com eles duas datas aguardadas pelo comércio e pelos consumidores: a Black Friday e o Natal. A primeira está entrando no gosto dos brasileiros em compras online. O segundo, é a principal data para o varejo. O que leva as estratégias sobre como vender no Natal e Black Friday.
Neste artigo, vamos falar sobre as principais oportunidades para os lojistas aproveitarem e acertarem em cheio para conquistar a preferência e fidelizarem clientes.
A Black Friday no Brasil
A data surgiu no século XX, nos Estados Unidos, a ser celebrada na quarta sexta-feira de novembro. No Brasil, chegou ao gosto popular a partir de 2010. A data promete preços baixos, promoções e queima de estoque em diversas lojas e segmentos pelo país. Assim, ganhou o apelo comercial online, que encontrou a oportunidade de vender mais durante a data e ser, também, uma abertura para as compras natalinas.
No entanto, a ação não é realizada apenas no varejo tradicional físico e online, mas também serviços em geral. Nestes casos, descontos em inscrições e assinaturas ou pagamento de serviços podem também ter um desconto de Black Friday.
Com o passar dos anos e edições de Black Friday, os consumidores estão cada vez mais atentos em relação às promoções e ações realizadas pelas lojas.
Uma pesquisa realizada pela FCDL-MG indicou que 61% dos consumidores mineiros pretendem aumentar o seu consumo na Black Friday em relação a edições anteriores. O levantamento também aponta que 80% vão esperar o dia exato da Black Friday para adquirir produtos.
O Natal no Brasil
O Natal é a principal data de vendas para o varejo. É o grande apelo emocional do comércio no Brasil, movimentando milhões em presentes de amigo oculto, para amigos, para familiares e no trabalho. É um momento de reunião, de encontros e de viagens com aqueles que amamos.
No comércio eletrônico, em shoppings ou lojas, o varejo vê a grande oportunidade para a realização de promoções, descontos e as famosas campanhas de natal, que criam luz e encantam todas as gerações de consumidores no país.
A data ganhou ainda mais força com a chegada dos descontos da Black Friday, que criou essa possibilidade de comprar antecipadamente os presentes de natal durante os descontos da Black. Dessa forma, intensificou as compras e criou um cenário favorável para lojistas e para consumidores.
Dicas para vender no Natal e Black Friday
Vitrine
O Natal é emoção, luzes e companhia. O apelo emocional é criado por esses sentidos sensoriais que levam os consumidores a se encantarem pelas marcas e produtos e, no fim, efetivarem a aquisição.
Ou seja, investir em uma boa ambientação e decoração para os clientes é sempre uma necessidade. Busque inspirações, entenda o seu público alvo
Lembre-se que além dos baixos preços, uma experiência favorável durante todo o processo de compra também é indispensável para conquistar o cliente. Falaremos sobre isso nos próximos tópicos.
Comportamento consumidor
Independente da ação que deseja realizar, coloque no planejamento a forma como conhece o seu público alvo. Necessidades, o que desejam, como entendem a marca e o que pensam sobre assuntos diversos. Essas informações complementam
Além disso, entender os principais gostos, o que preferem adquirir, formas de pagamento e a modalidade de compra (online/física).
Referências no mercado
Uma boa maneira de se inspirar é procurar por negócios semelhantes no mercado. Grandes marcas são sempre uma fonte de referência. Entenda como elas se comportam nessas datas comemorativas e comerciais.
Confira as redes sociais, sites, decorações em lojas físicas e o que entregam de valor para o público e clientes.
Inovação
O online é o grande diferencial da Black Friday, com descontos e oportunidades em produtos e serviços. No entanto, o Natal também pode ser uma data para explorar e inovar no digital.
Neste sentido, as estratégias podem contar a utilização de sites e redes sociais, construindo uma experiência entre canais para a consolidação da marca.
Já parou para pensar que é fundamental contar histórias, benefícios e conquistar a atenção de novos clientes e não somente focar em vender um produto?
Cashback
Um dos queridinhos recentes dos brasileiros, o Cashback é um programa de recompensa que devolve o dinheiro em compras futuras. Incentiva possíveis clientes a conhecerem sua loja e fidelizar aqueles que já são clientes.
Uma pesquisa realizada pela MindMiners destaca que 60% dos consumidores se entusiasmam quando recebem cupons ou benefícios para comprar em uma loja. A estratégia vem se consolidando e já conquista 49% dos entrevistados, que optam por lojas que disponibilizam os serviços.