Membros da CDL Betim participam do VI Fórum Nacional do Comércio

Aconteceu esta semana em Brasília o VI Fórum Nacional do Comércio e para representar Betim neste evento estiverem presentes o presidente e vice-presidente da CDL Betim, José Barboza e Luiz Carlos Santos, o diretor da CDL Betim e membro da CDL Jovem, Gabriel Torga, a vice-presidente da CDL Jovem e membro da CDL Mulher Empreendedora de Betim, Shirlei Miranda, e o Diretor Executivo do jornal O Tempo, Heron Guimarães.

A agenda teve início na tarde do dia 23 com a Reunião de Diretoria da CNDL para apresentação dos principais projetos da entidade e os resultados das ações realizadas durante o ano.

Já terça-feira (24) a diretoria e membros da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas visitaram pela manhã a sucursal do O Tempo em Brasília e as obras da futura sede da CNDL. Guiados pelo presidente da entidade, José César da Costa, os dirigentes tiveram a oportunidade de ver de perto a planta, o andamento dos trabalhos e entender a importância da obra para a Confederação.

Ainda pela manhã aconteceu também a reunião do Comitê Mulheres que Constroem o Varejo com a presença de cerca de 40 lideranças femininas do Sistema CNDL, que fizeram um balanço das ações de 2023 e definiram os próximos passos do Comitê e do projeto Mulheres que Constroem o Varejo em 2024.

Na mesma data teve a reunião da Coordenação Nacional da CDL Jovem de 2023 que contou com a participação de mais de 30 coordenadores de todo o Brasil. Foram apresentados os trabalhos de organização para o Dia Livre de Impostos de 2024, o projeto de expansão da CDL Jovem e o calendário de atividades previsto para o restante do ano.

Na noite do dia 24 aconteceu a abertura do VI Fórum Nacional do Comércio (FNC). O evento é realizado a cada dois anos pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e já é um espaço tradicional para legisladores, especialistas e agentes do mercado discutirem políticas públicas, as transformações do varejo, as pautas em tramitação no Congresso e as questões essenciais para o desenvolvimento do setor.

Na solenidade o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recebeu o troféu da Deusa da Fortuna, a maior honraria da CNDL, entregue a empresas e personalidades políticas e empresariais que mais contribuíram para o bom funcionamento do comércio brasileiro.
Alckmin, que comanda o Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), se destacou por sua atuação pelo desenvolvimento do setor.

Pela tarde, a palestra “Uma análise do contexto político e econômico brasileiro”, conduzida pelo professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral, Gilmar de Melo, destacou o Brasil como protagonista do futuro nas cadeias produtivas globais por sua posição geográfica e as possibilidades de crescimento e fortalecimento da economia nacional.

Em seguida, o Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; o presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, deputado Helder Salomão (PT-ES) e deputado Jorge Goetten, respectivamente; e o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Carlito Merss, realizaram o painel “Os desafios das Micro e Pequenas empresas”. No papo, apontaram a importância em dar voz aos microempreendedores, entendendo suas demandas e oferecendo melhores condições de crédito para o desenvolvimento da categoria.

Na quarta-feira (25) pela manhã, Renata Vilhena, da Fundação Dom Cabral, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos/PR), autor da PEC 110, proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional; e Marcos Cintra, economista e ex-secretário da Receita Federal, avaliaram o texto da #ReformaTributária aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019.

Após, no segundo painel do dia, os deputados Domingo Sávio (PP/MG), presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços na Câmara; o deputado Zé Neto (PT/BA), e o senador Efraim Filho (União/PB), presidente da FCS no Senado participaram do painel “o cenário do setor de comércio e serviços”. O bate-papo apontou que mesmo diante de um cenário econômico de incertezas, o setor consegue enxergar e promover oportunidades de empreendedorismo.

Já no período da tarde, o primeiro tema debatido foi “Crédito e financiamento como indutores do desenvolvimento”, e contou a presença do presidente do SPC Brasil, Roque Pelizzaro Jr; do presidente da Febraban, Isaac Sidney; do diretor de varejo do banco BRB, Diogo Hilário; e do vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos do Banco do Brasil, Felipe Prince.

Em seguida, aconteceu o painel “Cenário do trabalho e emprego no país”, com a participação de Francisco Macena, Secretário-Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego; e da Dra. Graziele Cabral, Juíza do trabalho, que aprofundaram sobre a conjuntura atual e possibilidades futuras para o emprego e a renda nacional.

Para encerrar os painéis do FNC, o tema escolhido foi “Políticas Públicas essenciais para o crescimento econômico e social”, que contou com a presença do governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado. No painel, o governador destacou ações e decisões tomadas pelo setor público para o fortalecimento do empreendedorismo no país. E pra finalizar o VI Fórum Nacional do Comércio aconteceu na noite do dia 25 a Festa de Encerramento para celebrar a união e representatividade do movimento lojista.

Veja aqui as fotos oficiais do evento!

Fonte: CNDL e FCDL-MG

Olá, gostaria de saber mais sobre a CDL?