Extraímos este artigo do Jornal Diário do Comércio, publicado no dia 27 de setembro de 2023. Ele foi escrito por Marcelo de Souza e Silva – Presidente da CDL/BH e por Marcelo Fonseca e Silva – Presidente da CDL Jovem e nos ajuda a entender sobre a criação e o objetivo principal deste grande “braço” das entidades lojistas.

Era o ano de 1988. O País vivia um período de redemocratização. Naquele ano, o assunto predominante no cenário político nacional era a nova Constituição que estava sendo elaborada no Congresso Nacional.

Um ano antes, em 1987, havia sido instalada a Assembleia Nacional Constituinte, que contou com a participação dos deputados federais e senadores eleitos em 1986. Depois de quase dois anos de intensos trabalhos, no dia 5 de outubro de 1988 foi promulgada a Constituição Cidadã, nome dado pelo presidente da Constituinte, deputado Ulysses Guimarães, falecido em 1992.

Aquele final dos anos oitenta ficou marcado por uma enorme efervescência política no País. As pessoas estavam ávidas em ter algum tipo de participação coletiva. Surgiram partidos políticos, sindicatos, entidades de classe, organizações não governamentais, enfim, uma enxurrada de espaços que reuniam pessoas em torno de interesses comuns, algo que estava represado até então. Neste cenário, em setembro de 1988 nasceu a CDL Jovem em Belo Horizonte. Mais uma vez, a nossa CDL/BH foi pioneira e inovadora. Na capital mineira surgia a primeira CDL Jovem do País.

O primeiro nome foi Centro de Desenvolvimento do Lojista Jovem. A missão era “formar jovens líderes, através da troca de experiências, de forma inovadora e mobilizadora, para que tenham uma atuação empreendedora e de destaque na CDL/BH, nos negócios e na sociedade”, objetivo que vem sendo perfeitamente cumprido. Com relação ao futuro da CDL/BH, podemos usar como exemplo a atual diretoria da entidade. Dos onze diretores que compõem a gestão, oito deles tiveram um enorme aprendizado na CDL Jovem.

No início, os primeiros participantes, em sua maioria, eram filhos de empresários e diretores da entidade que estavam na linha de sucessão das empresas. A maioria deles deu conta do recado quando chegou a hora de assumir uma posição de comando no empreendimento da família. No entanto, nesta missão também estava prevista a necessidade de formar novas lideranças comprometidas em melhorar a sociedade como um todo. Além de ser uma entidade que tem cumprido um papel de especial importância na vida profissional de muitos empresários, nestes 35 anos de vida, completados agora em 27 de setembro, a CDL Jovem tem aflorado nessa juventude empreendedora valores que vão muito além do mundo do universo empresarial.

Inovação, empreendedorismo, capacitação, conhecimento. Tudo isso faz parte do dia a dia da CDL Jovem, contribuindo de forma muito efetiva na melhoria da gestão das empresas. Porém, tem muito mais.

Solidariedade, empatia e sensibilidade social são valores que todos os anos estes jovens têm a oportunidade de vivenciar se envolvendo voluntariamente em projetos sociais que fazem a diferença na vida das pessoas. Ao mesmo tempo em que se consolida cada vez mais como um espaço privilegiado para a formação e crescimento de lideranças empresariais no cenário do setor de comércio e serviços de Belo Horizonte, a CDL Jovem tem sido uma escola de vida para quem dela participa.

Estruturada no tripé paixão, realização e relacionamento, na CDL Jovem as pessoas entram empresárias, mas saem amigas e permanecem o resto de suas vidas desfrutando de sólidas e duradouras amizades. Uma relação alicerçada na troca de experiências entre pessoas que vivem as mesmas dores. Um convívio marcado pela troca de experiências para enfrentar as dificuldades e os desafios que fazem parte da vida empresarial.

Com o trabalho desenvolvido pela CDL Jovem, a gente tem duas certezas. Em primeiro lugar, o futuro da CDL/BH está mais do que garantido por meio destas jovens lideranças que em breve estarão ocupando lugares de destaque em nossa entidade. Por último, a cidade poderá continuar contando com pessoas que vão permanecer trabalhando para fazer de Belo Horizonte um lugar cada vez melhor para viver e empreender.