Desde a confirmação do primeiro caso de covid-19 no Brasil, a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) vem atuando intensamente na busca por medidas que possam minimizar as perdas econômicas causadas pelo novo coronavírus.

Confira as ações da FCDL-MG para reduzir as perdas econômicas do comércio:

– 30 de março

O presidente da Federação, Frank Sinatra, participou de um encontro realizado por videoconferência, com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Cássio Azevedo, expondo a necessidade de um retorno gradual da atividade econômica varejista para evitar a falência geral do setor, que em 2019 foi responsável por 45% do PIB mineiro e detém 54% dos postos de trabalho em todo o estado.

“O Governador, Romeu Zema, se mostrou preocupado com o setor do comércio quando anunciou (na sexta-feira, 27/3) o início de um estudo para avaliar a possibilidade de liberar o funcionamento do comércio. Então, na reunião de segunda, eu me comprometi a enviar ao Secretário Cássio Azevedo, um conjunto de propostas para que essa reabertura possa acontecer de forma a reduzir as perdas econômicas, mas sempre respeitando todas as recomendações de segurança para a saúde das pessoas”, ressaltou o presidente da Federação.

De acordo com o presidente, o estudo está sendo preparado pelos técnicos da federação para que seja entregue ainda nesta semana ao Governo de Minas.

– 18 de março

Em 18/3, Frank Sinatra enviou ofício diretamente à Romeu Zema, solicitando medidas para minimizar os impactos no setor varejista como a redução de alíquotas ou redução de base de cálculo de tributos como o ICMS, plano de renegociação de débitos tributários, liberação de linhas de crédito com custos reduzidos e parcelamento de débitos com o serviço público como água, energia elétrica, gás e telefonia.

“Pedimos também que o governo propusesse um acordo envolvendo Ministério e Justiça do Trabalho e Sindicatos para a flexibilização de algumas normas trabalhistas, que vejo como fundamentais para a manutenção dos postos de trabalho em todo o comércio do estado”, destacou Frank Sinatra.

– Negociações com outros órgãos

Enquanto acompanha de perto todas as movimentações do Governo de Minas, a FCDL-MG vai atuando também em outras frentes de trabalho, com intensa articulação junto aos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), reuniões com dirigentes lojistas de Minas Gerais, contato com o Sebrae para a produção de um plano de contingenciamento, solicitação de novas linhas de financiamento junto aos bancos comerciais e negociação com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) com o objetivo de obter melhores linhas de financiamento. Além disso, o setor jurídico da entidade está em constante reunião com o grupo de contribuintes para trazer as melhores soluções quanto as questões tributárias.

– Força-tarefa da equipe FCDL-MG

Os associados das CDLs têm ainda à disposição todo o staff da Federação, quem vai atuando diariamente para manter o apoio às entidades e empresários do estado. Dentre eles, estão:

•  Acesso aos dados de pesquisas de mercado realizadas pela Federação;
  • Assessoria jurídica, que neste período de pandemia está funcionando também por videoconferência;
  • Disponibilização de materiais de divulgação em todos os canais da Federação para CDLs e associados;
  • Atualização constante de informações de interesse do segmento em nossos canais de comunicação e;
  • Promoção de lives educativas sobre diversos assuntos para as entidades e empresários.

A assessora jurídica da Federação, Sara Sato, explica que os contatos para tratar de assuntos relacionados à leis trabalhistas e decretos governamentais, feitos pelas CDLs, aumentaram de forma considerável após a chegada do coronavírus no Brasil. “Diversas alterações nas legislações federal, estadual e municipais foram sendo aprovadas e foi necessário atender a todos, inclusive com lives no Facebook”. Na última live realizada as orientações da FCDL-MG alcançaram mais de 3,8 mil vizualições, atingindo cedelistas e comerciantes, a maioria deles micro e pequenos empresários.

Notícias , Por: FCDL Minas Gerais | Publicado em: 01/04/2020 17:04:16